Fórum de Compras

As áreas de suprimentos e compras têm enfrentado uma transformação radical. Não somente seu papel tem mudado para protagonista na estratégia da organização, mas novas tecnologias também têm afetado drasticamente suas atividades. Neste ano no fórum de compras discutimos a evolução desta área no contexto da ciência de dados e inteligência artificial. Acesse o material … Saiba Mais

Fórum Inteligência de Mercado 2018

Neste ano no Fórum de Inteligência de Mercado organizado pela Live University, discutimos a influência da ciência de dados neste ramo tão dependente de informações. O enfoque de minha apresentação foi a integração organizacional, necessária para entregar qualquer proposta de valor para o consumidor. Acesse a apresentação aqui! Ao final gravamos um LIVE CAST discutindo … Saiba Mais

A evolução do marketing e a gestão da cadeia de suprimentos

“Executar é difícil. As prioridades não estão alinhadas.” Increasing agility to fuel growth and competitiveness Accenture Strategy Report, 2016   Em um mundo conectado, o conceito do mix de marketing evoluiu drasticamente para acomodar a participação efetiva do consumidor. Esta participação começa cedo, desde a definição do produto em modelos de inovação aberta, até a … Saiba Mais

Quanto custa o cliente insatisfeito por uma maçã podre?

Tenho um desses telefones, ou melhor, smartphones bonitos. Cheio de apps, o aparato não só me permite conectar-me ao mundo, mas também conectá-lo aos outros cinco dispositivos da mesma empresa que temos em casa. Mas nem sempre foi assim. Fui bastante relutante em comprá-lo. Uma das razões é seu preço, ainda abusivo sobretudo no Brasil. Mas, … Saiba Mais

Colaboração em Foco

Novamente focando a colaboração entre organizações como agente de mudança social, a PRO-VE Conference 2012, a ser realizada a partir de amanhã em Bournemouth, Inglaterra, visa discutir os principais avanços em redes colaborativas interorganizacionais e o papel da internet e dos serviços online. Baseando-me nas dificuldades encontradas por empresas em reunir forças por um objetivo … Saiba Mais

Limitações cognitivas, o custo do crescimento e a capacidade de inovar

Com Schumpeter fomos obrigados a reconhecer a inovação como força motriz do sucesso de longo prazo. Mas nem por isso organizações são capazes de inovar constantemente e com excelência. Basta observarmos alguns casos exemplares, como RIM ou Motorola, e percebemos que a incapacidade de inovar drena aos poucos o sucesso uma vez alcançado. É interessante, … Saiba Mais

A crise do gestor moderno e suas causas.

“Folclore: gestores mantém o controle estrito – do seu tempo, das suas atividades e do seu departamento.” Henry Mintzberg, 2009 “Confrontado com objetivos conflitantes, mercados dinâmicos e imprevisíveis, gestores enfrentam organizações e cadeias de suprimentos constantemente vigiadas pela mídia e por um número crescente de grupos de interesse. Paradoxalmente, o aumento da transparência organizacional externa … Saiba Mais